Itabuna: Detentos que lideraram greve de fome em presídio são transferidos

Medida foi tomada na manhã desta quinta, 28, em Itabuna, sul da BA. Internos queriam volta de parceiros e fizeram greve de pelo menos 48h.

Vinte detentos que lideraram a greve de fome de 48h dos cerca de 450 internos do Pavilhão 1 do Conjunto Penal de Itabuna, na região sul, foram transferidos para as unidade prisionais de Serrinha e Lauro de Freitas, na manhã desta quinta-feira (28).

Uma revista foi feita nas celas e a greve teve fim após retirada dos líderes do local. A revista revista policial durou aproximadamente 4h. Os detentos exigiam a volta de outros presos que foram transferidos para Salvador há cerca de um ano.

Segundo Adriano Valério Jacome da Silva, diretor da unidade prisional, a transferência foi iniciada por volta das 9h desta quinta. A intervenção contou com o apoio do Batalhão de Choque, da Cipe Cacaueira, do Bope e do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Ainda segundo Jacome, os detentos pretendiam fazer uma rebelião que foi contida com a inspeção da polícia. A situação do Conjunto Penal está tranquila nesta quinta, informa o diretor.

De acordo com Adriano Jacome, durante a inspeção nas celas, na quarta, foram encontradas facas artesanais e celulares. “Logo após a revista, eles decidiram acabar com a greve de fome. Ninguém foi feito refém, nem outro tipo de arma foi encontrada”, afirmou o diretor da unidade prisional. A revista acabou por volta das 13h20.

Outra greve

Em outubro de 2014, os detentos deste mesmo Pavilhão 1 também fizeram greve de fome. Na ocasião, os detentos não queriam usar fardamento e pediam que a refeição oferecida fosse de fora do conjunto.

G1 BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui