Ilhéus: Túnel é achado em presídio e frustra tentativa de fuga em massa

Passagem subterrânea de 10 metros foi localizada nesta quarta-feira (7).

Presos utilizaram ferramentas artesanais na escavação para chegar à saída.

Um túnel aberto no presídio Ariston Cardoso, na cidade de Ilhéus, na região sul da Bahia, foi localizado por agentes penitenciários nesta quarta-feira (7) e a descoberta frustrou tentativa de fuga em massa de detentos. Ninguém conseguiu fugir.

Segundo o major Gustavo Henrique Dantas Rebouças, diretor do presídio, o túnel tem cerca de 10 metros de comprimento e a suspeita é de que ele tenha começado a ser aberto há dois meses. O buraco liga o Módulo I, onde estão detidos 240 pessoa, à parte externa da cadeia.

“O túnel tem dimensão muito grande. Foi aberto na área onde ocorre o banho de sol do módulo 1. Nessa parte do presídio, ficam presos de uma facção criminosa que age em Ilhéus e região e também presos das cidades de Una, Canavieiras, Itacaré e Uruçuca”, disse o major.

Conforme o diretor do presídio, o túnel foi descoberto com a ajuda de uma retroescavadeira após denúncias. Segundo ele, o buraco não foi localizado antes porque estava “camuflado”. Os detentos usaram ferramentas artesanais – uma delas feita com peças de um ventilador – para abrir o túnel e retiravam a terra com baldes e sacos plásticos. A direção do presídio, no entanto, ainda não sabe quais presos ajudaram na escavação.

“Estávamos há mais de um mês procurando por esse túnel, mas sem encontrar. Depois que recebemos a denúncia, fizemos três revistas de cela, mas não conseguimos detectar. A parte onde o túnel começava era bem camuflada, já que os presos escavavam e, depois, cobriam a entrada do buraco com terra”, destacou.

O diretor disse que já está providenciando o fechamento do túnel e que a área foi isolada. A Polícia Militar da cidade foi acionada para reforçar a segurança. “Estamos investigando a autoria para aplicar as sanções cabíveis”, apontou. O Presídio Ariston Cardoso tem capacidade para 180 presos, mas atualmente abriga ao todo 400 detentos.

 

G1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui