Participação Social marca a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Caravelas

 

“Desafios para uma saúde humanizada, igualitária e com participação social”, este foi o tema da 5ª conferência Municipal de Saúde, que aconteceu no dia 31 de agosto, no Colégio Polivalente de Caravelas.

Participação Social marca a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Caravelas
Fotos: Ascom

Participaram da abertura da conferência: o prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho; A secretária municipal de saúde, Ananda Andrade; A ex-secretária de Saúde, Marina Ramalho; A coordenadora da atenção Básica Samira Aridi; O gerente de média e alta complexidade, Max Almeida. O secretário de administração, Luiz Leonidas Renor; a secretária de assistência social e cidadania, Ticiana Siquara;  O secretário de saúde de Alcobaça, Robson Mattos.

Participação Social marca a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Caravelas

Após a entoação do hino Nacional e do Hino de Caravelas, o secretário de administração, fez uma breve explanação sobre todos os avanços no setor da Saúde durante a nova gestão municipal, parabenizando o trabalho da ex-secretária de Saúde, Marina Ramalho. O prefeito Silvio Ramalho se mostrou otimista sobre os resultados da conferência. “A partir daqui, as nossas políticas públicas de saúde irão avançar. Até o momento nós conseguimos trazer a base, mas queremos muito mais. A população merece muito mais. Caravelas merece mais.”, destacou o prefeito.

Participação Social marca a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Caravelas

A ex-secretária Marina Ramalho, explicou a importância da Conferência: “Nós trabalhadores da saúde levantamos os problemas, mas quem sabe a realidade é o usuário do sistema. Agora precisamos saber o que precisa ser melhorado, discutir e criar propostas para melhorar ainda mais o serviço de saúde no município.”, disse Marina.

Participação Social marca a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Caravelas

 

O encontro contou com cerca de 200 participantes, entre delegados, conselheiros municipais, gestores da saúde e comunidade. A conferência proporcionou o diálogo entre a sociedade e o poder público para: discutir a realidade do serviço de saúde no município; Produzir propostas para a elaboração do PPA e de Plano Municipal de Saúde; Fortalecer a participação e o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS); Foram abordados três os Eixos norteadores:

Atenção básica Integral à Saúde;

Gestão do Trabalho e Educação na Saúde;

Participação e Controle Social.

Após a apresentação das ações do plano de governo municipal, o enfermeiro, Daniel Medeiros, fez a leitura e aprovação do regimento, e a divisão dos grupos de trabalho para elaboração das propostas. Para ele foi gratificante ter participado do encontro. “A conferência é um evento muito importante para todos que participam, e para todos que acreditam na participação popular. É um momento único para se discutir saúde, avaliar aquilo que foi feito e construir diretrizes para novos avanços”, disse o palestrante.

A secretária municipal de Saúde, Ananda Andrade, falou sobre a participação de todos os setores para garantir uma melhor gestão do SUS. “Foi de extrema importância para a gestão municipal ter este diálogo que fortalece o SUS em Caravelas. A comunidade esteve presente, e muito bem representada. Saímos daqui satisfeitos. Queremos agradecer a todos que estiveram empenhados e participaram dessa 5ª Conferencia Municipal de Saúde”, comentou a Secretária.

Após a aprovação, pelos delegados, das propostas criadas pelos grupos de trabalho, a 5ª Conferencia Municipal de Saúde foi encerrada com muita alegria, com a apresentação cultural do Bloco Nagô.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui