BATIZADOS POR JESUS

“Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”. (Mateus 3:11)

Como já vimos anteriormente, João Batista era alguém muito consciente de quem era Jesus, de quem ele mesmo era e também do que ele estava fazendo naquele momento da história. Sabia que o batismo que ele estava propondo para as pessoas era um símbolo de que elas estavam abertas para o arrependimento que estava sendo pregado. Isso nos ensina algo. Quando estamos abertos para aquilo que Deus está fazendo, isso muda o nosso interior e é evidenciado exteriormente de alguma maneira. Aqui, no caso, foi através do batismo. Hoje também o pode ser, assim como pode ser revelado a partir das boas obras que Ele produz através de nós. O livro de Tiago nos diz que a fé sem obras é morta, isto é, nossas obras revelam de fato a fé que temos.

Mas João sabia que o que ele fazia era limitado. Ele sabia que Jesus era alguém poderoso e que esse poder era imensurável, tanto que João se sentia indigno até mesmo de carregar as sandálias de Jesus, tamanha grandeza que aquelas sandálias simbolizavam por calçarem os pés de Deus. O fato de reconhecer que Jesus é Deus e que nós não somos deuses pode nos levar ao tipo de humildade que precisamos ter para existirmos. A soberba e a altivez são óculos que nos fazem ver através de nossa própria grandeza e nos traz um olhar muito turvo sobre a vida, pois essa grandeza na verdade pode ser um fiasco e nos enganar sobre nós mesmos e sobre Deus. Quando, porém nos submetemos a Cristo e começamos ter nossos olhos curados pela humildade, aí sim temos muito mais condições de ver a vida sob o prisma que Deus quer nos ensinar.

O trabalho e o agir de Jesus foram pra muito além do que João Batista conseguiu ir. Jesus faz algo que é interno e isso deixa marcas profundas. Através do Espírito Santo de Deus, todo trabalho que Ele tem pra fazer dentro de nós é realizado de acordo com Sua boa vontade. Assim como o fogo purifica o ouro e possibilita que toda impureza seja tirada, da mesma maneira esse fogo de Deus faz com o nosso coração. Ele vem e sonda o mais profundo do nosso ser e é capaz de conhecer nossas piores motivações. E com muito amor, graça e misericórdia Ele nos transforma, pois andar com esse Cristo é uma caminhada de purificação de quem somos. Por isso João disse o que disse. Precisamos desse batismo que só Jesus pode trazer sobre nós.

 

 

Pr. Rodolfo Rodrigues

Espaço para anuncio ou banner
Sobre Devocional Evangélico 178 Articles
Encontre mensagens para o seu devocional com Deus. As mensagens biblicas do devocional evangélico publicadas no jornal O Sollo farão a diferença no seu dia!

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*