DESSERVIÇO 3: ESCRAVIDÃO DE EXPECTATIVA ALHEIA

“O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa.” (Atos 3:5)

“Teu olhar percebi entre tantos outros”, já dizia o poeta brasileiro. Sobre a vida de cada ser humano existem dezenas, centenas, milhares, milhões de olhares na observação e na expectativa do que está pra acontecer. Cada um desses olhares aguarda algo diferente a respeito de onde eles estão postos. Isto é, a expectativa alheia é múltipla e carrega muitos anseios a serem supridos. É algo insaciável, sem fim. Agora, imagine uma pessoa que queira corresponder com todos esses olhares de forma positiva. IMPOSSÍVEL. Mas, há os teimosos que querem pelo menos tentar, pois acreditam que precisam disso para sobreviver.

Esse fardo é insuportável, pois o escravo disso acaba não tendo vida própria. Ele se torna uma sanguessuga que se alimenta da opinião do outro. Se essa opinião é retirada, ele não sabe viver. Esse tipo de postura e de parasitismo é um desserviço ao Reino de Deus. Muitas ações são castradas devido a essa experiência. Iniciativas abortadas, sonhos descartados, temor a Deus desprezado, identidade relevante ignorada. Pedro e João se depararam com uma expectativa sobre eles que não seria correspondida. Eles não deram esmolas para o homem que olhou na direção deles, por mais que fosse isso que ele esperava. Se assim o fizessem, não mudariam aquela realidade.

Eles eram livres, e só eram livres, pois entenderam que existia um olhar com o qual eles deveriam se importar de fato. Havia uma opinião que era importante para eles, a do Criador. É de acordo com essa opinião que mais precisamos querer estar alinhados. O restante vai ser consequência. Com isso, não quero dizer que devemos sair fazendo qualquer coisa por aí por não nos importamos com o que os outros pensam. Testemunho, ética, caráter, respeito e outros valores condizentes a isso farão parte da nossa postura, pois isso é intrínseco de quem é de fato nascido de Deus. Mas, seremos seres livres da escravidão da expectativa do outro sobre nós. E assim, prestaremos um serviço excelente e transformador, pois queremos estar aprovados pelo nosso Criador que nos ama. Nesse dia, gotas dos céus nos invadem e nos trazem sentido.

 

 

 

Pr. Rodolfo Rodrigues Pereira

 

Espaço para anuncio ou banner
Sobre Devocional Evangélico 189 Articles
Encontre mensagens para o seu devocional com Deus. As mensagens biblicas do devocional evangélico publicadas no jornal O Sollo farão a diferença no seu dia!

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*