Hoje estaria Completando 74 Anos o Ex Prefeito Francistônio Alves Pinto

Na de 60 chegava ao extremo sul da Bahia o cidadão Francistônio Alves Pinto, vindo da cidade de Felisburgo, Minas Gerais, e participou ativamente da construção dessa cidade miscigenada, formada por Mineiros, capixabas, Cariocas, dentre outros imigrantes que adotaram a Bahia, mais propriamente Teixeira de Freitas para ser o seu recanto seguro, a terra onde jorra leite e mel.

Sendo um dos primeiros da família pinto a chegar a Teixeira de Freitas, já pecuarista na região, casou se na comunidade de “Amorezinho” distrito de Mucuri,com a jovem Cleria das Graças Figueiredo, e aqui constituiu família tendo 4 filhos, sendo dois homens e duas Mulheres, Tony, Concita, Anderson, e Kenia.

Logo se interessou pela Política pois precisava que o progresso chegasse na região e só seria possível constituindo forças políticas para trazer melhorias, como estradas, saúde e educação, foi eleito o segundo Prefeito de Teixeira de Freitas, e mais logo o primeiro deputado Federal filho da região.

Logo se interessou pela comunicação, montando um conglomerado de rádios hoje a rede sul Bahia de Comunicação, com a ajuda dos seus irmãos, e conseguiu algo até hoje inexplicável para os especialistas de comunicação, Colocou em Teixeira de Freitas uma Geradora de TV, hoje a Tv Sul Bahia, que pode gerar conteúdo para o mundo e opera no canal 40 em São Paulo.

Francistônio se destacava diante dos irmãos, pois era calmo e tinha como marca a sua palavra, e caráter, que até hoje é lembrado por aqueles que conheceram, mais tarde em 1988 perdeu a esposa, vítima de um câncer, algo que foi muito difícil superar, mas com muita luta superou, pois precisava criar os filhos, e continuou sua luta, e parece que lutar estava em seu DNA, já na década de 2000 foi acometido por um câncer, onde a sua luta terminou em 2010, quando veio a falecer com os seu filhos todos criados e educados.

Pouco tempo depois, um dos filhos o Tony, foi vítima de um afogamento, e ficou apenas Concita hoje cuida de negócios da família herdados do seu pai, casada com o publicitário João Silva, Kenia também casada e mora em Salvador, e Anderson Pinto, casado com Abilianny Baldo Pinto.

Hoje a marca de Francistônio pinto está carimbada no seu filho Anderson, que timidamente se envereda pelo meio político, mas de forma bastante parecida com o Pai, mas com a sutileza de sua mãe, e popularmente conhecido como tal filho tal Pai, e hoje ocupa a pasta da Secretaria de Esporte e Lazer do município de Teixeira de Freitas, além de cuidar dos negócios da família.

Francistônio Alves Pinto, casado com Cleria das Graças Figueiredo Pinto, pai de 4 filhos, deixou a sua marca e o seu legado na história da cidade de Teixeira de Freitas e do Brasil, e essa história continua pela vida dos seus filhos.

Espaço para anuncio ou banner

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*