Liberdade de verdade

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8.32)

Ser livre não é algo que muitos tem experimentado. Refiro-me à liberdade segundo Jesus e não as muitas concepções de liberdade que temos. Não ser livre nem sempre se faz acompanhar da sensação de que se é escravo. A escravidão da alma é muito complexa, pois é de um tipo que cria ilusões de liberdade. E assim escraviza enquanto leva ao pensamento de que se é livre. Por outro lado, ser livre pode ser desconfortável. Algumas vezes, pode vir acompanhado de uma sensação de tristeza, levando o livre a pensar que está escravizado. Afinal, como não são muitos os verdadeiramente  livres segundo Jesus, revela-se o ditado: em terra de corcunda, andar ereto é uma aberração.

Essas confusões envolvendo liberdade e escravidão são esperadas num mundo cheio de ilusões e que, de fato, não nos facilita a compreensão quanto ao real sentido da vida. O imediatismo, o materialismo, o narcisismo, o egoísmo (a lista é bem grande) nos cegam e enganam. Jesus nos convida a segui-lo, a sermos Seus discípulos. A aprender com Ele. Se permanecermos firmes em Sua palavra conheceremos a verdade e a verdade nos libertará. De que verdade Jesus está falando? De muitas, mas de verdades que são mais nobres que regras e dogmas religiosos. Jesus está falando sobre verdades que nos revelam o que é a vida, quem somos e qual o sentido de nossa existência.

A verdade que conhecemos ao seguirmos Jesus tem seu princípio no amor de Deus por nós. Em Jesus experimentamos o grande amor de Deus. E desse amor segue, passando pelo perdão, pelos princípios que devem governar nossas escolhas e apontam para a primazia do Reino de Deus. A verdade que conhecemos ao seguirmos Jesus dá-nos clareza do valor da vida humana e do respeito e amor que devemos ao nosso próximo. Uma verdade que nos ajuda a reconhecer o sagrado, a desejar a santidade, a viver com alegria e a não temer a morte. Viveremos significativamente à medida que experimentarmos o poder da verdade que nos liberta. Tudo isso está em Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). É seguindo a Cristo que experimentaremos liberdade de verdade!

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui