NOSSO DEUS E NOSSOS PLANOS

“Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro’. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: ‘Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo’.” (Tiago 4.13-15)

Não precisamos viver como se tudo só dissesse respeito a nós mesmos, como se Deus não se importasse ou não estivesse disposto a nos apoiar em nossos planos. Isso seria um grave erro! Esta não é a melhor maneira de viver e muito menos significa que estaríamos sendo livres e donos de nosso destino. Nossa natureza é coletiva em dois sentidos: Precisamos uns dos outros e precisamos de Deus. A vida faz muito mais sentido se vivida em comunhão com pessoas e com Deus. Por isso Tiago fala sobre nossos rompantes de suficiência, como se não dependêssemos de Deus. Isso é pura prepotência e ilusão. Também o é se pensamos que não precisamos de pessoas.

A vida partilhada com outros é mais saborosa. Poder servir e ser servidos, poder apoiar e receber apoio. Poder falar e poder ouvir. E a vida, além de mais saborosa, é muito mais recompensadora e segura se partilhada com Deus. Se reconhecermos nossa fragilidade e aprendermos a contar com Ele. Deus nos ama e é em Sua presença que a vida fica ampla e promissora. Tiago nos aconselha a submeter nossos planos a Deus, a manter a consciência de que nossa vida está em Suas mãos e, se Ele decidir, não poderemos resistir. Algumas pessoas aprenderam a olhar para Deus com desconfiança, como se Ele sempre fosse ser contrário a qualquer coisa que para elas fosse desejável. Isso é um engano. A vontade de Deus para nós é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2).

Jamais devemos temer ao submeter nossos planos a Deus. E fazê-lo também não deve ser uma tentativa de garantir o sucesso deles. Mesmo orando e submetendo, as coisas podem não seguirem na direção que gostaríamos. Por que então submeter? A submissão a Deus é uma benção em si mesma. Nem sempre ouviremos corretamente e há reveses na vida que são inevitáveis, por diversas razões (“No mundo vocês terão aflições” – Jo 16.33, essa afirmação de Jesus também se aplica a quem ora!). Mas em submissão a Deus atravessaremos melhor os vales indesejáveis. Quais são seus planos? Submeta-os a Deus. Submeta-se a Deus. Conte com Ele e conte a Ele. Como orou Moisés: “Esteja sobre nós a bondade do Senhor nosso Deus; que Ele confirme a obra de nossas mãos!”(Sl 90.17).

 

 

_ucs_

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui