O PERIGO DA DUALIDADE

“‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e

não reparaste?’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do

agrado de vocês, e exploram os seus empregados.” (Isaías 58.3)

 

Os israelitas a quem Deus dirigiu essas palavras por meio do profeta Isaías estavam tendo uma divergência com Deus. Para eles Deus estaria falhando, afinal, eles estavam cumprindo a sua parte. Eles consideravam que Deus era como os deuses das demais nações ao seu redor, a quem poderiam “acionar” com seus ritos e sacrifícios, pouco importando o modo como viviam e se relacionavam. Pensavam que bastava realizar os jejuns de consagração, praticar os atos de humilhação diante de Deus, e Deus então faria a Sua parte dando-lhes o que desejavam. Às vezes pensamos de forma similar. Damos o dízimo para ser abençoados. Fazemos orações, lemos a Bíblia e vamos ao culto e pensamos que isso é o bastante. E ai esperamos receber as recompensas de Deus por nossa dedicação. Mas o Deus revelado nas Escrituras é de outra natureza.

Quando dizemos isso alguns então pensam que estão dispensados do culto, do dízimo, da oração e da leitura bíblia, afinal, não são essas coisas que “acionam” Deus! Vão então para o outro extremo, ignorando o lugar da devoção e do culto. Ignorando que de várias formas todas essas coisas são caminhos importantes em nossa vida de fé. Nossa atitude deveria ser outra, a exemplo do que Jesus disse aos mestres da lei e fariseus: “Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.”(Mt 23.23)

O problema dos israelitas era seu coração sem amor e suas atitudes egoístas. Se estavam jejuando e se humilhando, isso deveria leva-los a viver com mais temor e humildade, amor e justiça. Eles deveriam obedecer mais prontamente a Deus! Mas acabaram dualizado a vida: uma coisa era a oração e outra a vida. Uma coisa era o sábado, outra são os demais dias! Uma coisa era o modo como agiam no templo e outra, como agiam em casa e no trabalho! Era isso que deveria mudar. Não é verdade que corremos o mesmo risco de viver essa dualidade? Sim, corremos. Devemos tornar profunda e verdadeira nossa oração, nosso dízimo, nossa leitura bíblica, nossos cultos e devoção. Eles importam e não devemos pensar que não nos fariam falta. Mas não deve haver dualidade em nossa vida. Deus que nos livrar dela, mas isso também depende de nós.

 

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui